Documentação

 


FreeBlue 1.0.5

www.isfreeblue.com

 

Manual do Usuário
(Versão 1.1)

 

Novembro de 2010

 

1. Administrando Campanhas

 Antes de iniciarmos o tutorial de administração de uma campanha utilizando o FreeBlue alguns conceitos são importantes para o melhor entendimento.

 2.1 Conceitos básicos

 O que são campanhas?

As campanhas são um conjunto de informações especificas, constituídas de configurações e mídias digitais, para divulgar sua empresa sem violar a privacidade e gerar desconforto aos seus clientes potenciais. As campanhas são configuradas previamente e executam sem a necessidade de intervenção humana.

 O que são mídias digitais?

São arquivos digitais criados em um computador que podem ser do tipo: texto, imagem, vídeos, entre outros. Estes arquivos têm como conteúdo as informações que a empresa deseja publicar para seus clientes.

 O que é um terminal?

Terminal é um ponto de envio de mensagem, onde o FreeBlue está instalado. Para isso, é necessário existir fisicamente um dispositivo transmissor de Bluetooth que pode ser adquirido facilmente, para pequenas distâncias, em torno 10 metros. Para distâncias maiores o dispositivo Bluetooth deve ser mais sofisticado e deve ser adquirido com empresas especializadas neste tipo de dispositivo, onde o alcance pode ser superior a 100 metros.

Importante: A iScope não comercializa esses dispositivos.  Neste sentido não há interesse de oferecer o software gratuito para fomentar a venda de dispositivos pela iScope.

 O que é o dispositivo móvel?

Este é o dispositivo que receberá as mensagens enviadas pelo terminal, normalmente é um celular, smartfone ou um PDA. O dispositivo móvel que estiver no raio de comunicação do terminal poderá receber uma mídia digital conforme as políticas estabelecidas em uma determinada campanha.

2.2 O Wizard para Campanhas

O Wizard para administração de campanhas é uma ferramenta para você criar e editar novas campanhas. Por meio desta funcionalidade você não corre o risco de fazer configurações incompletas ou incorretas.  Com o Wizard você pode administrar campanhas atribuindo configurações como: identificação e configuração geral de uma campanha, associar mídias digitais a uma campanha, criar políticas de eventos para cada mídia, ou seja, critérios para publicação de uma determinada mídia.      

A figura 1 ilustra a tela inicial do Wizard de administração de campanhas. Nas seções seguintes é apresentado com detalhes as funcionalidades e cada etapa de administração de uma campanha.


Figura 1

Na coluna status você pode acompanhar de forma descritiva e pela identificação de cores a situação das suas campanhas. A seguir a discriminação de cada estado.

  • Não tem mídia: campanha cadastrada, porém não foi associada nenhuma mídia a esta.
  • Incompleta: algumas mídias têm restrições na criação. Quando não contemplar estes critérios o FreeBlue notifica o usuário. A seguir situações que podem levar a este estado:
    • Mídias de sorteio por número de mensagens entregues deve ter obrigatoriamente cadastradas outras mídias de preferencia do tipo Normal.
    • Mídias de cupons que tenham uma porcentagem de entrega de “outras mídias” e não existem outras mídias cadastradas.
  • Correta: campanha está completa e pronta para ser executada

Situação por cores:  verde [campanha ativa]   |   cinza [período da campanha esgotado]

2.3 Criar uma campanha

No Wizard Principal, clique no botão [Nova campanha].

As etapas de criação de uma campanha podem ser divididas em duas fases:

  • Identificação da campanha
  • Configuração da campanha

A figura 2 apresenta a interface de identificação de campanha. Apenas o campo nome da campanha é obrigatório.


Figura 2

Nome da campanha: Definir um nome sugestivo e autoexplicativo para identificar a campanha que será criada.

Descrição: este campo não é obrigatório, no entanto é importante para descrever detalhes desta campanha como: objetivo, público alvo e outras informações relevantes que caracterizam essa campanha. 

Clique em [Próximo]

A figura 3 apresenta uma importante etapa na criação da campanha, a configuração da campanha, onde se determina o período de validade da mesma.

Figura 3

 
Início: define data e hora de início da campanha. A partir desta data/hora inicial as mídias associadas a esta campanha serão envidas conforme a política de envio. Campo obrigatório.

Fim: define data e hora de fim da campanha. Até esta data/hora final as mídias associadas a esta campanha serão envidas conforme a política de envio. Campo obrigatório.

Clique em [Finalizar]    

Pronto neste instante sua campanha foi criada.

A próxima etapa é associar mídias a essa campanha. O Wizard oferece essa opção automaticamente após finalizar a campanha, como pode ser visto na figura 4,  basta clicar em [Sim]. Caso clicar em [Não] você pode lançar as mídias futuramente clicando em editar campanha no Wizard Principal.


Figura 4

2.4 Associar uma mídia digital a uma campanha

Uma vez criada a campanha pode-se associar à mesma uma ou mais mídias digitais. Este processo é dividido em três fases.

  • A seleção de uma nova mídia
  • Identificação da mídia digital
  • Configuração da mídia digital


Figura 5

A figura 5 apresenta o Wizard para a administração de mídias. Para criar uma nova mídia basta clicar em [Nova Mídia]. Como pode ser observado é possível editar e excluir mídias digitais já criadas.

Na versão 1.0.5 você tem a opção de selecionar o tipo de mídia que deseja inserir (figura 6).

  • Normal: A mídia convencional que será entregue aos dispositivos Bluetooth no raio de alcance.
  • Sorteio: permite criar mensagens premiadas que serão entregues utilizando critérios de tempo transcorrido ou número de mensagens transmitidas.
  • Cupom: permite criar pacotes de cupons com diferentes mensagens (por exemplos: descontos) entregues conforme uma porcentagem pré-definida pelo administrador.


Figura 6

2.4.1 – Mídia Normal

A primeira etapa da criação de uma nova mídia digital é a identificação da mídia, para isso devem ser preenchidos os seguintes campos conforme a figura 7.


Figura 7

2.4.2 – Mídia de Cupom

Outras mídias: são mídias já presentes na campanha, além dos cupons que estão sendo transmitidos.
Nesta etapa é possível planejar quantas mídias de cupons serão utilizadas e as porcentagens de entrega de cada mídia (Figura 8).  Nas etapas seguintes serão associados os arquivos a cada cupom e os eventos associados a todos os cupons da mesma forma que em uma mídia normal (ver 2.4.1).

Figura 8

2.4.3 – Mídia de Sorteio

Nesta etapa você seleciona o tipo de sorteio que deseja executar (Figura 9):

  • Por mensagens entregues: após uma quantidade estabelecida de mensagens entregues com sucesso, realizar um sorteio. Importante: é necessário criar outras mídias para esta campanha, preferencialmente do tipo Normal.
  • Por tempo decorrido: após um tempo pré-definido em minutos é realizado um sorteio.

Importante: Por se tratar de um sorteio pode não haver ganhadores.

Nas etapas seguintes é associado o arquivo ao sorteio e os eventos associados a este da mesma forma que em uma mídia normal (ver 2.4.1).


Figura 9

2.5 Criar lista de eventos para uma mídia digital.


Figura 10

Uma vez criada a mídia a próxima etapa é definir os eventos para essa mídia (figura 10). Os eventos definem quando a mídia pode ser entregue. Para esta configuração é possível especificar quais os dias da semana, ou um período em que a mídia pode ser entregue. Também pode-se configurar uma faixa de horário em que a mídia poderá ser entregue.

Uma vez configurado os dias é possível ver graficamente como estão determinados os dias e horário de transmissão daquela mídia. Observe na figura 11.

 Figura 11


Figura 12

 

Por fim, é possível continuar cadastrando novas mídias utilizando o Wizard, basta selecionar [Sim] na tela apresentada (conforme ilustra a figura 12).

3. Relatórios

O FreeBlue disponibiliza relatórios no formato de listagem e gráfico.  Os relatórios são emitidos a partir filtros que são:  por campanha, estados da mídias e período (Figura 13).


Figura 13

4. Outras funcionalidades
4.1 Entrega para selecionados


Figura 14


Esta funcionalidade permite a entrega para dispositivos encontrados na busca e que foram selecionados manualmente para uma mensagem especifica (Figura 14).
As mensagens enviadas por meio desta janela não são registradas em nenhuma campanha específica e nem aparecem nas estatísticas. É possível acompanhar o estado das mensagens enviadas. Importante: nesta versão do FreeBlue está funcionalidade não pode ser executada, caso uma campanha esteja em execução.

4.2 Confirmar Sorteios/Cupons

Você premiou clientes com cupons ou sorteios? Nesta janela você poderá listar todos os clientes premiados utilizando com filtro o período e a campanha (Figura 15).
Você pode verificar se tem algum dispositivo premiado no raio de alcance do seu Bluetooth. Desta forma você pode confirmar a identidade do premiado, se achar necessário, enviando uma mensagem de confirmação.  Para seu controle você pode retirar o cliente premiado da sua lista para evitar que o prêmio seja pago novamente.


Figura 15

5. Configurações

5.1 Trocar senha de administrador

A senha padrão definida na instalação é 'adm' (sem aspas). É possível alterar a senha de usuário a partir do menu FreeBlue. Esta senha é utilizada na hora de acessar o sistema ou após realizar o bloqueio do mesmo.
A versão atual não permite vários utilizadores, sendo que o único usuário disponível é o Administrador.
Importante: Não existe a função de recuperação de senha. Caso a senha seja perdida será necessário realizar a desinstalação e reinstalação do FreeBlue, sendo que todos os dados de campanhas e mídias serão perdidos.


Figura 16

5.2 Configurações gerais da Ferramenta

A seguir a descrição dos itens da configuração geral da ferramenta.
Configurações Gerais ():

  • Nome do adaptador Bluetooth: * EXPERIMENTAL

Altera o nome do adaptador Bluetooth. Este nome é utilizado na primeira mensagem de comunicação com o cliente (opt-in)
Você deseja receber uma mensagem de 'SUA EMPRESA'?

  • Intervalo entre mídias: se 0 (zero) entrega diferentes mídias para um mesmo dispositivo sem intervalo de tempo. Caso contrário será esperado a quantidade de minutos estipulada neste campo.

Evita que um mesmo cliente (celular) receba mensagens consecutivas, sem intervalo de tempo entre elas.

  • Tempo para ignorar: Tempo em segundos considerado para caracterizar que o cliente ignorou a mensagem.

Importante: Alguns celulares recusam uma mensagem automaticamente após algum tempo.
Caso o valor configurado neste campo for maior que o tempo de recusa do celular, as mensagens serão categorizadas como recusadas, e não como ignoradas.

  • Número de tentativas (recusado): Número de tentativas rejeitadas para bloquear o dispositivo, ou seja, não receberá mais mensagens até sair da lista de retenção (bloqueados).

Se o cliente está recusando as mensagens, o sistema bloqueia por um período pré-definido (Tempo de Retenção na Lista)

  • Número de tentativas (ignorado): Número de tentativas ignoradas para bloquear o dispositivo, ou seja, não receberá mais mensagens até sair da lista de retenção (bloqueados).

Se o cliente está ignorando as mensagens, o sistema bloqueia por um período pré-definido (Tempo de Retenção na Lista)

  • Número de tentativas (falha): Número de tentativas falhas para bloquear o dispositivo, ou seja, não receberá mais mensagens até sair da lista de retenção (bloqueados).

Se comunicação está falhando, o sistema bloqueia por um período pré-definido (Tempo de Retenção na Lista).

  • Tempo de retenção da lista: Tempo em horas que o dispositivo bloqueado por falha, ignorado ou recusado irá permanecer na lista de retenção (Bloqueados). Caso este tempo for configurado em 0, a lista de retenção não será utilizada.


Figura 17

Configurações de inicialização (Figura 18)

  • Inicializar com Windows

Todas as vezes que iniciar o Windows a ferramenta é executada.

    • Exibir telas de boas vindas: habilita ou não tela de splash que mostra que o FreeBlue foi executado.
    • Iniciar execução de Campanhas Automaticamente: inicia automaticamente a execução de campanhas após inicializar.
    • Iniciar Minimizado: Inicia automaticamente com o Windows, mas não mostra a janela principal do FreeBlue.

Importante: independente das configurações de inicialização selecionadas, o FreeBlue sempre solicitará a senha para que o usuário possa interagir com a ferramenta.


Figura 18



Sobre

iScope - Intelligent Systems
Empresa inovadora criada por profissionais titulados na área de informática. Tem como missão a criação de sistemas inteligentes nas áreas de comunicação, marketing e comércio eletrônico. O primeiro produto, o FreeBlue, é totalmente gratuito e está sendo evoluido para solucionar problemas envolvendo o Bluetooth Marketing e Advertising.
Leia mais...

Colaborar

Contato

E-mail: contato@iscope.com.br